A Plataforma

"Nossa missão é otimizar os processos de gestão esportiva nos
programas públicos e privados voltados ao esporte, lazer e promoção de saúde,
através da geoinformação precisa sobre o sistema esportivo
e suas componentes no espaço geográfico"

  • O QUE É

    Sportview é uma plataforma digital que tem como objetivo a construção de um BD - Banco de Dados Georreferenciado relacionado ao espaço geográfico e suas diversas interações com sistema esportivo e seus componentes.

    Nossa proposta é de conhecer o espaço geográfico onde ocorrem os fenômenos relacionados ao esporte, lazer e promoção de saúde. Entendemos que a geoinformação é fundamental para o processo de gestão e para construção de subsídios para tomada de decisão dos agentes promotores de esporte, lazer e das atividades físicas.

    Conhecendo os pontos de interesse do esporte e suas relações com o ambiente geográfico urbano ou rural torna-se fácil o processo de tomada de decisão dos gestores públicos, privados e investidores do esporte.

    Seja bem-vindo, sua colaboração irá promover a inteligência coletiva para o estudo do esporte no ciberespaço.

    Junte-se a nós, insira o ponto onde você pratica, leciona ou faz o esporte acontecer.

    SportView a geoinformação a serviço do esporte.

    Saudações esportivas.

    Equipe SportView

  • GEOINFORMAÇÃO

    A geoinformação é toda informação passível de espacialização próxima à Terra, ou seja, tem algum tipo de vínculo geográfico que permite sua localização. Este pode ser um ponto, um endereço, um território, entre outros.

    Segundo Câmara (2001), pode-se dizer, de forma genérica que: “Se o local (onde) é importante para seu negócio, então Geoprocessamento/Geoinformação é sua ferramenta de trabalho”. Sempre que o onde (local) aparece, dentre as questões e problemas que precisam ser resolvidos por um sistema informatizado, haverá uma oportunidade para considerar a adoção de um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Para o autor, a utilização de um SIG por diversas áreas do conhecimento ou disciplinas faz com que se transforme os conceitos de uma determinada disciplina em representações computacionais. Após esta tradução, torna-se viável compartilhar os dados de estudo com outros especialistas (eventualmente de disciplinas diferentes).

    Em outras palavras, quando falamos que o espaço é uma linguagem comum no uso de SIG, estamos nos referindo ao espaço computacionalmente representado e não aos conceitos abstratos de espaço geográfico. Esses conceitos devem ser preservados de acordo com a área e o propósito da geração do conhecimento a partir da geoinformação.

    Dominar a geoinformação significa garantir um diferencial econômico em diversos projetos, que vão desde um simples cadastro de clientes, consumidores, fornecedores até o controle do meio ambiente e o planejamento dos negócios, das cidades e das redes de infraestruturas urbanas.

    Hoje em dia, a demanda por geoinformação de qualidade e de fácil acesso é crescente e seu uso tem forte relação com os processos de tomada de decisão, principalmente para solucionar problemas sociais, urbanos, ambientais e do mundo dos negócios. Dessa forma, é importante construir um processo adequado de acesso às geoinformações, para que as pessoas e gestores possam tomar decisões eficientes, ou seja, no momento certo e com qualidade e facilidade de acesso. Assim, se dá na sua essência a gestão da geoinformação, produto essencial para a tomada de decisão dos profissionais antenados com as TIC´s.